Progne sp.

Progne é um gênero de aves com excelente capacidade de voo e que fazem longas rotas migratórias. Conta com nove espécies, sendo que quatro delas apresentam ocorrência no Brasil.
Seu nome tem origem na mitologia grega: Pandion rei de Atenas tinha duas filhas, Prokne e Philomela. O marido de Prokne, Tereus, rei da Trácia estuprou sua cunhada Philomela e mantinha isto como segredo. Quando o segredo foi descoberto por Prokne, Tereus tentou matar as duas irmãs, mas antes disto, elas se transformaram em duas aves: Philomela se transformou em um rouxinol e Prokne se transformou em uma andorinha.

Progne subis- andorinha-azul


  Registros de andorinha-azul no WikiAves

A andorinha-azul mede cerca de 19 centímetros e pesa entre 48 e 64 gramas. O macho é azul marinho escuro e brilhante; apresenta tufos escondidos de penas brancas nos flancos. As asas e cauda são de coloração preto-fuligem, sua cauda é levemente bifurcada. As fêmeas são em geral cinza ou cinza-azuladas com as penas das asas e cora mais escuras, apresentam um peito branco manchado com graus variados de cinza.

Progne tapera- andorinha-do-campo


  Registros de andorinha-do-campo no WikiAves

A andorinha-do-campo mede entre 16 e 17,5 centímetros e pesa entre 30 e 40 gramas. É uma espécie grande, cor de cinza amarronzado nas partes superiores, coroa, nuca, manto, asas e cauda. O queixo, garganta, abdômen e crisso são brancos. Somente os jovens podem apresentar penas azuis. A cauda é ligeiramente bifurcada e arredondada.

Progne elegans - andorinha-do-sul


  Registros de andorinha-do-sul no WikiAves










A andorinha-do-sul é uma andorinha grande, escura originária do sul da América do Sul. É um migrante austral, que passa o inverno na Amazônia e muitas vezes forma grandes banhos, por vezes acompanhados por (Progne chalybea). Os machos da espécie são de coloração azul escuro brilhante e iridescente, mas muitas vezes apresentam plumagem enegrecida. As fêmeas são azuladas escuro na parte superior e cinza barrado nas partes inferiores. Estruturalmente, elas apresentam corpos longos e robustos e uma cauda profundamente entalhada.

Progne chalybea - andorinha-doméstica-grande


  Registros de andorinha-grande no WikiAves

A andorinha-doméstica-grande mede entre 16 e 18 centímetros e pesa entre 35 e 50 gramas. Tem as asas longas e pontiagudas, a cauda é moderadamente bifurcada, o bico é curto, chato e triangular, com ampla abertura bucal. Têm um voo rápido e ágil.

Referências